Fórum >>Salas de Aula >>Sala de Opiniões e Análises >>A literatura hoje

A literatura hoje [ABERTO] Iniciado por V em 22/11/17 14:15
▼ FIM
V 25 pontos
1 tópicos 1 proficientes
1 posts 0 proficientes

Olá pessoal. Como estão? Tenho algumas perguntas!...

Que é que, em geral, vocês leem? Que é que buscam na leitura? E ainda, pra vocês, a Literatura representa o quê? Quer dizer, atualmente, num mundo tão frenético, onde somos inundados por toneladas de informações, que é a Literatura? Qual o papel dela? Qual o papel do escritor?

❖❖❖

Alien 499 pontos
4 tópicos 2 proficientes
24 posts 14 proficientes
Postado 22/11/17 15:43 Link direto

Eu costumo ler bastante pelo celular, apesar de amar um bom livro de drama ou suspense.

Adoro histórias que possuem sal, que acontece um monte de coisa e faz o leitor mergulhar naquilo. Ah, e a menos que a história seja simplesmente sensacional, não leio nada que não tenha final feliz (sim, vejo spoiler). Sei que muitos talvez achem isso meio idiota, mas é o meu gosto pessoal e sei muito bem que na vida não é bem assim.

Eu gosto quando uma história agrega algum ensinamento, alguma lição em seu enredo. Mas nada que seja gritante, forçado, que é o que eu vejo muito. A história fica parecendo uma cartilha de boa conduta. E a magia se perde.

Sobre escritores que eu admiro, alguns são aqui do site, inclusive. Mas fora daqui eu gosto muito da poesia de Augusto dos Anjos. Da genialidade que Stieg Larsson teve para escrever a trilogia Millennium. A Tabitha Suzuma, que mesmo com sua doença conseguiu ter garra e competência para escrever um livro tão polemico (aborda incesto) e tão bonito, que só lendo para crer. Mas os autores que eu mais adoro são alguns letristas, poetas. Eu costumo dizer que se eu escrevesse um terço do que o Humberto Gessinger escreve, eu já estaria feliz. Porque o cara é genial. E também tem o Lucas Silveira, o Nando Reis, o Wes (de uma banda de rapcore).

Penso que hoje é muito mais fácil e prático para ler, por causa do celular, por exemplo. Mas também é muito mais difícil para que a gente mantenha o foco na leitura e prossiga na passagem "de etapas", por assim dizer. Porque na tendência da praticidade, tendemos a ficar acomodados em leituras de linguagem mais simples. Friso aqui que não tem problema algum em ler esses textos (eu amo), mas é preciso mergulhar mais a fundo.

No início da faculdade o meu maior problema era o linguajar das apostilas: eu até conhecia as palavras, mas não era muito chegada a ler textos do tipo hehehe (riso de nervoso). Então se eu não estivesse super focada, o conteúdo acabava parecendo grego.

Gostei do tópico \O

...

Sabrina Ternura Deusa dos T's 8369 pontos
14 tópicos 11 proficientes
304 posts 140 proficientes
Postado 22/11/17 18:29 Link direto

Olá, V! Estou bem e tu, como vai?

Em suma, leio tudo o que possui palavras ou que, através da linguagem não verbal, possui algum tipo de sentimento e/ou acontecimento. Sou aquele tipo de pessoa que lê até bula de remédio, rs. Talvez seja porque sou curiosa. Contudo, adoro um bom e velho romance, principalmente os de época.

Acredito que a leitura é um constante compartilhar de informações, experiências e muitas vezes, até serve como inspiração. Sempre busco na leitura, um contexto que me entretenha, mas que me ensine formas de melhorar em minha escrita. Sendo assim, a Literatura representa para mim, um eterno professor, que me ensina indiretamente, que as palavras fazem parte da gente. Quando o leitor tem uma conexão com as palavras de qualquer obra, é um ato extraordinário.

O mundo está cada vez mais cheio de pessoas preocupadas e confusas, contudo, a Literatura tem um papel muito importante neste contexto, pois possui uma infinidade de gêneros que pode cativar até mesmo o ser mais estressado. Digo isso, porque foi nos livros que encontrei a minha paz. Quando me sento, abro o livro e coloco minha xícara de café ao lado, não há nada no mundo que me tire do sério. Até mesmo quando leio em locais públicos, a leitura me trás a calmaria em meio ao tumulto. Sendo assim, dentro deste mundo corrido e cinza, a Literatura é minha parceira, que sempre me dá o que eu preciso, sem ao menos eu dizer.

Colocando-me agora na posição de escritora, acredito que, além de ser necessário ter paixão pelo o que faço, devo ser para os que lêem meus escritos, o que a literatura é para mim: um instante de compreensão e descanso. Não existe nada melhor do que ler algo e se identificar com o que o autor compartilhou (neste momento, cria-se a conexão que citei anteriormente), pois até o ser mais solitário, sente que não está sozinho. As palavras, quando compartilhadas da maneira certa, são um poderoso remédio.

Realmente, são questões que todos nós devemos refletir. Ótimo tópico!

Abraços da Ternura.

C David 137 pontos
4 tópicos 3 proficientes
20 posts 15 proficientes
Postado 06/01/19 19:11 Link direto

Olá, estou bem, e adorando a Academia.

Eu tento ler de tudo, mas confesso que um bom suspense/ mistério, terror ou fantasia são os que mais me cativam. Eu não sei o que procuro na leitura, talvez respostas, talvez fuga ou possibilidade de algo novo. Os livros nos abrem muitas portas, para mundos diferentes e visões diferentes, pensamentos, vivências.

Acredito que mesmo com a correria do dia-a-dia e o bombardeio de informações, a literatura ainda agrega muito. As pessoas consumem de tudo hoje em dia, você pode encontrar uma boa história em um jogo, filme, série, desenhos, mas não a literatura te faz observar as palavras, a construção das cenas, te ensina a escrever melhor, a interpretar melhos e a imaginar. Com tantas imagens hoje em dia, qual é o adulto que resevar um tempo para imaginar? É um belo exercício de estimulação da criatividade e imaginação.

Obrigada por criar este tópico com uma ótima reflexão

A leitura e a escrita para mim, representam tudo. É o tempo onde reflito, me alegro, me distraio, aprendo, vivo coisas novas. É quando sou feliz da forma mais simples, pura e plena, durante aqueles minutos ou horas.

Sempre senti que não pertencia à esse mundo, então resolvi criar os meus.

C.David

6 de Janeiro A Monster on a Hill 4984 pontos
26 tópicos 25 proficientes
275 posts 193 proficientes
Postado 16/08/20 17:56 Link direto

Eu realmente não tenho um padrão de leitura, gosto de histórias que me fazem refletir intensamente, que me deixam pelo menos um tiquinho sequelada ou extremamente apaidonada, eu infelizmente não gosto muito daquelas literaturas brasileiras e estrangeiras que caem no ENEM, do tipo que é mais cansativo do que inspirador, mas eu gosto de ler livros e histórias que me levam pra um mundo novo, nunca antes explorado por mim, sempre ao ler, busco me inspirar no estilo de autor X ou Y para melhorar minha própria escrita, gosto de explorar novos estilos de escrita, a literatura "atual" me deixa muito satisfeita. A leitura pra mim, é bem importante, mas eu costumo escrever mais do que leio, o papel do leitor é criar um universo próprio, algo para deixar seus rastros na história, temo dizer que, até brincar de divindade.

Amei o tópico! Deveríamos ter mais interações assim!

and there's nothin' like a mad woman

what a shame she went mad

Meiling Yukari Princesinha Autista *-* 8626 pontos
24 tópicos 21 proficientes
631 posts 291 proficientes
Postado 21/09/23 21:49 Link direto

Literatura para mim é tudo aquilo que faz o coração sentir algo de especial durante a leitura.

Seja um sentimento bom e positivo, seja um sentimento ruim, assustador e triste.

Um livro é um universo incrível que podemos vasculhar com nossos olhos <3

▲ TOPO