![]() ![]() ![]() 128 tópicos 100 proficientes 549 posts 294 proficientes |
Olá, prezado acadêmicos. Crio esse tópico com o intuito de cada um compartilhar como faz para nomear um personagem. Portanto, digam-me como vocês escolhem o nome mais adequado para o seus personagens. Buscam por discionários de nomes, utilizam nomes já consagrados na literaturas, fazem pesquisas históricas? Estou aberto a qualquer ideia, sugestão, dica. Sintam-se livres para fazê-las! |
Postado 23/11/16 16:36
Link direto
Bom, eu costumo escrever contos e de coisas que acontecem no cotidiano de qualquer um por aqui. Por isso, não preciso me preocupar muito com o nome de personagens, mas mesmo assim tomo os devidos cuidados. É algo meio particular, mas eu não gosto de repetir nomes e por isso, até mesmo entre textos diferente, tento usar nomes variados. Além disso, sempre busco nomes próximos ao contexto do texto e com a realidade do leitor. Numa comédia que conta a história de um adolescente chorão, é óbvio que o nome "Carlos" é muito mais apropriado que "Gandalf", hehehe. |
![]() ![]() ![]() 58 tópicos 42 proficientes 587 posts 264 proficientes |
Postado 03/02/17 19:43
Link direto
Bem, eu costumo procurar nomes com significados se estiver escrevendo histórias de terror/suspense/ficção. Penso que agrega informação na história. Outros gêneros eu apenas busco um nome legal que não seja comum. As vezes tenho dificuldade para isso! Hahaha Citação de @LEcrivain Além disso, sempre busco nomes próximos ao contexto do texto e com a realidade do leitor. Numa comédia que conta a história de um adolescente chorão, é óbvio que o nome "Carlos" é muito mais apropriado que "Gandalf", hehehe. Hahahaha! Realmente. Eu acho bem estranho quando eu encontro histórias com isso por aí! |
![]() ![]() ![]() 26 tópicos 25 proficientes 275 posts 193 proficientes |
Postado 03/05/17 16:39
Link direto
Desde criança, eu sempre tive esse costume de revirar dicionário de nomes, minha mãe escolheu meu nome e o nome dos meus irmãos com muito cuidado, e depois que eu assisti As Viagens de Chihiro, tem aquela frase que fala "Um nome é uma promessa" (se não for nesse filme, desculpe, mas o que importa é a frase). Geralmente, eu fecho os olhos e sinto o que aquele personagem quer dizer, o que ele vai fazer, o que ele significa, como ele se expande, quais as tonalidades que combinam com tudo isso, o modo de falar, o que o nome remete, a qual época? A qual sentimento? E aí eu nomeio eles. E sim, claro, quando eu escrevo histórias retratando lugares distantes, como, Europa, Ásia, África, eu procuro nomes nos dicionários, sinto seus significados, e me imagino como sendo uma mãe, segurando um bebezinho pela primeira vez, olhando nos olhos dele e percebendo que ele já tem um nome. Então, vou colocando vários nomes ao decorrer do texto, sempre terá um nome para qual o personagem irá sorrir mais, e então, para qual eu sentir que retrata exatamente aquilo que o personagem significa, será este que eu coloco. Mas geralmente, vou mais pelos significados, ou pelas lembranças sobre personalidade de pessoas que eu já conheci e têm determinado nome. (Espero que tenham entendido minha falação hahahaha) and there's nothin' like a mad woman what a shame she went mad |
![]() ![]() ![]() 4 tópicos 2 proficientes 24 posts 14 proficientes |
Postado 03/05/17 17:05
Link direto
Eu costumo pesquisar nomes por significado, na internet, se eu não tiver nem uma ideiazinha... mas eu costumo "roubar" pessoas reais, e realmente acho que o nome tem peso em algum traço da pessoa. Mas quando eu escrevo versos e abordo temas comuns da vida, acabo sempre usando "Maria", "Ana", "João", "Pedro.... imagino como representantes, sei lá. ... |
Postado 04/05/17 23:15
Link direto
De fato, nome de personagem é algo que deve ser pensado. E de preferencia, algo que pegue na cabeça do leitor. Escrever textos longos, em que há cenários e enredos bem característicos exigem pesquisa. Inclusive, acho que eu postei algo aqui na AC sobre isso. |
![]() ![]() ![]() 2 tópicos 2 proficientes 3 posts 3 proficientes |
Postado 20/11/17 19:54
Link direto
Minha forma de nomear as personagens depende de muitas variáveis, dentre elas o contexto histórico do enredo, as origens étnicas, o significado dos nomes (a exemplo de uma personagem que denominei de "Akane", pois seus cabelos eram vermelhos - e Akane em japonês significa "vermelho"), o significado dos nomes para mim (quando você tem um amigo que queira homenagear ou uma personagem de um livro/filme já existente que queira fazê-lo), e até mesmo a forma como o nome será pronunciado pode ser uma variável. Para quem lê, a princípio, não parece fazer nenhum sentido, mas se sua história for analisada profundamente por um leitor assíduo, certamente ele irá captar determinadas referências que, por vezes, estão associadas ao autor ou não. Então, em suma, essas costumam ser as minhas variáveis: A) Contexto histórico: a não ser que você queira tirar proveito (irônico ou cômico) de sua personagem, oferecer um nome como "José Maria" ou "Maria Bernadete" a uma personagem atual é um pouco fora de realidade, já que os nomes mais comuns da Geração Y tem sido "Gabriel", "Júlia" e etc. É sempre bom dar uma olhadinha nas tendências de nomes de bebês. Isso até ajuda a alguns leitores se sentirem meio que identificados com as personagens. Por incrível que pareça rsrs; B) Origens étnicas: no geral (NO GERAL. PS: lembre-se que você é o escritor. Você é dono da coisa toda, então faça o que achar que tem que ser feito), não se espera que o nome de uma personagem japonesa tradicional seja Juliet McAvoy, a não ser que seja descendente de ingleses. É claro que esse cenário muda em países como o Brasil, por exmeplo, onde encontramos pessoas de inúmeras origens étnicas; C) Significado dos nomes: escolher o nome das personagens por conta de seus significados pode ser interessante até para uma construção narrativa. Esses significados podem fazê-lo escrever com ironia sobre a personagem (ex: Débora significa "abelha rainha" e a personagem é uma tímida garotinha excluída na escolhinha) ou com verossimilhança, no caso em que o significado do nome representa exatamente aquilo que a personagem é, deseja ser ou vai se tornar; D) Significado dos nomes para o autor: esse é mais subjetivo. Depende da sua vida, literalmente. Depende das pessoas com quem convive e que passaram por sua vida. Alguns nomes possuem significados importantes para uns e pouca relevância para outros; E) Pronúncia: nós nos preocupamos em tornar o nome de nossos filhos "apetecível" aos ouvidos alheios, por que não ter o mesmo cuidado com as nossas personagens? Ex: Harry Potter me soa pronunciavelmente deliciosa, enquanto que Ronald Weasley é mais complicado. Ron está bom, deixa assim rsrs. É um tanto quanto subjetivo também, mas se para você soa fácil e gostoso de pronunciar, certamente para outrem será bom de ouvir. E, consequentemente, fácil de lembrar. É isso. Se eu lembrar de mais uma variável que me influencia, corro aqui com vocês! ^-^ |
Postado 23/11/17 22:10
Link direto
Bah, muito bom, @GYMurakami! |
![]() ![]() ![]() 4 tópicos 3 proficientes 20 posts 15 proficientes |
Postado 06/01/19 22:01
Link direto
Citação de @GYMurakami Minha forma de nomear as personagens depende de muitas variáveis, dentre elas o contexto histórico do enredo, as origens étnicas, o significado dos nomes (a exemplo de uma personagem que denominei de "Akane", pois seus cabelos eram vermelhos - e Akane em japonês significa "vermelho"), o significado dos nomes para mim (quando você tem um amigo que queira homenagear ou uma personagem de um livro/filme já existente que queira fazê-lo), e até mesmo a forma como o nome será pronunciado pode ser uma variável. Para quem lê, a princípio, não parece fazer nenhum sentido, mas se sua história for analisada profundamente por um leitor assíduo, certamente ele irá captar determinadas referências que, por vezes, estão associadas ao autor ou não. Então, em suma, essas costumam ser as minhas variáveis: A) Contexto histórico: a não ser que você queira tirar proveito (irônico ou cômico) de sua personagem, oferecer um nome como "José Maria" ou "Maria Bernadete" a uma personagem atual é um pouco fora de realidade, já que os nomes mais comuns da Geração Y tem sido "Gabriel", "Júlia" e etc. É sempre bom dar uma olhadinha nas tendências de nomes de bebês. Isso até ajuda a alguns leitores se sentirem meio que identificados com as personagens. Por incrível que pareça rsrs; B) Origens étnicas: no geral (NO GERAL. PS: lembre-se que você é o escritor. Você é dono da coisa toda, então faça o que achar que tem que ser feito), não se espera que o nome de uma personagem japonesa tradicional seja Juliet McAvoy, a não ser que seja descendente de ingleses. É claro que esse cenário muda em países como o Brasil, por exmeplo, onde encontramos pessoas de inúmeras origens étnicas; C) Significado dos nomes: escolher o nome das personagens por conta de seus significados pode ser interessante até para uma construção narrativa. Esses significados podem fazê-lo escrever com ironia sobre a personagem (ex: Débora significa "abelha rainha" e a personagem é uma tímida garotinha excluída na escolhinha) ou com verossimilhança, no caso em que o significado do nome representa exatamente aquilo que a personagem é, deseja ser ou vai se tornar; D) Significado dos nomes para o autor: esse é mais subjetivo. Depende da sua vida, literalmente. Depende das pessoas com quem convive e que passaram por sua vida. Alguns nomes possuem significados importantes para uns e pouca relevância para outros; E) Pronúncia: nós nos preocupamos em tornar o nome de nossos filhos "apetecível" aos ouvidos alheios, por que não ter o mesmo cuidado com as nossas personagens? Ex: Harry Potter me soa pronunciavelmente deliciosa, enquanto que Ronald Weasley é mais complicado. Ron está bom, deixa assim rsrs. É um tanto quanto subjetivo também, mas se para você soa fácil e gostoso de pronunciar, certamente para outrem será bom de ouvir. E, consequentemente, fácil de lembrar. É isso. Se eu lembrar de mais uma variável que me influencia, corro aqui com vocês! ^-^ Achei todas essas formas muito interessantes, e costumo utilizá-las também, não necesariamente nestar ordem =) Eu costumo procurar muito pelos significados, acho que é o primeiro aspecto que considero, além da sonoridade. Sempre senti que não pertencia à esse mundo, então resolvi criar os meus. C.David |
![]() ![]() ![]() 26 tópicos 25 proficientes 275 posts 193 proficientes |
Postado 16/08/20 18:05
Link direto
É quase que exatamente assim que faço para criar os nomes dos meus personagens, mas, muitas vezes acabo os mudando, cada nome tem uma aura, não dá pra colocar um nome realmente incrível em um personagem que vai se mostrando deveras empobrecido com o desenrolar do enredo, seu comentário foi bem preciso, se me permite, com seus créditos, posso compartilhar ele com outras pessoas, quando elas tiverem essa mesma dúvida em mente? Citação de @GYMurakami Minha forma de nomear as personagens depende de muitas variáveis, dentre elas o contexto histórico do enredo, as origens étnicas, o significado dos nomes (a exemplo de uma personagem que denominei de "Akane", pois seus cabelos eram vermelhos - e Akane em japonês significa "vermelho"), o significado dos nomes para mim (quando você tem um amigo que queira homenagear ou uma personagem de um livro/filme já existente que queira fazê-lo), e até mesmo a forma como o nome será pronunciado pode ser uma variável. Para quem lê, a princípio, não parece fazer nenhum sentido, mas se sua história for analisada profundamente por um leitor assíduo, certamente ele irá captar determinadas referências que, por vezes, estão associadas ao autor ou não. Então, em suma, essas costumam ser as minhas variáveis: A) Contexto histórico: a não ser que você queira tirar proveito (irônico ou cômico) de sua personagem, oferecer um nome como "José Maria" ou "Maria Bernadete" a uma personagem atual é um pouco fora de realidade, já que os nomes mais comuns da Geração Y tem sido "Gabriel", "Júlia" e etc. É sempre bom dar uma olhadinha nas tendências de nomes de bebês. Isso até ajuda a alguns leitores se sentirem meio que identificados com as personagens. Por incrível que pareça rsrs; B) Origens étnicas: no geral (NO GERAL. PS: lembre-se que você é o escritor. Você é dono da coisa toda, então faça o que achar que tem que ser feito), não se espera que o nome de uma personagem japonesa tradicional seja Juliet McAvoy, a não ser que seja descendente de ingleses. É claro que esse cenário muda em países como o Brasil, por exmeplo, onde encontramos pessoas de inúmeras origens étnicas; C) Significado dos nomes: escolher o nome das personagens por conta de seus significados pode ser interessante até para uma construção narrativa. Esses significados podem fazê-lo escrever com ironia sobre a personagem (ex: Débora significa "abelha rainha" e a personagem é uma tímida garotinha excluída na escolhinha) ou com verossimilhança, no caso em que o significado do nome representa exatamente aquilo que a personagem é, deseja ser ou vai se tornar; D) Significado dos nomes para o autor: esse é mais subjetivo. Depende da sua vida, literalmente. Depende das pessoas com quem convive e que passaram por sua vida. Alguns nomes possuem significados importantes para uns e pouca relevância para outros; E) Pronúncia: nós nos preocupamos em tornar o nome de nossos filhos "apetecível" aos ouvidos alheios, por que não ter o mesmo cuidado com as nossas personagens? Ex: Harry Potter me soa pronunciavelmente deliciosa, enquanto que Ronald Weasley é mais complicado. Ron está bom, deixa assim rsrs. É um tanto quanto subjetivo também, mas se para você soa fácil e gostoso de pronunciar, certamente para outrem será bom de ouvir. E, consequentemente, fácil de lembrar. É isso. Se eu lembrar de mais uma variável que me influencia, corro aqui com vocês! ^-^ and there's nothin' like a mad woman what a shame she went mad |
![]() ![]() ![]() 24 tópicos 21 proficientes 631 posts 291 proficientes |
Postado 21/09/23 20:11
Link direto
Citação de @GYMurakami Minha forma de nomear as personagens depende de muitas variáveis, dentre elas o contexto histórico do enredo, as origens étnicas, o significado dos nomes (a exemplo de uma personagem que denominei de "Akane", pois seus cabelos eram vermelhos - e Akane em japonês significa "vermelho"), o significado dos nomes para mim (quando você tem um amigo que queira homenagear ou uma personagem de um livro/filme já existente que queira fazê-lo), e até mesmo a forma como o nome será pronunciado pode ser uma variável. Para quem lê, a princípio, não parece fazer nenhum sentido, mas se sua história for analisada profundamente por um leitor assíduo, certamente ele irá captar determinadas referências que, por vezes, estão associadas ao autor ou não. Então, em suma, essas costumam ser as minhas variáveis: A) Contexto histórico: a não ser que você queira tirar proveito (irônico ou cômico) de sua personagem, oferecer um nome como "José Maria" ou "Maria Bernadete" a uma personagem atual é um pouco fora de realidade, já que os nomes mais comuns da Geração Y tem sido "Gabriel", "Júlia" e etc. É sempre bom dar uma olhadinha nas tendências de nomes de bebês. Isso até ajuda a alguns leitores se sentirem meio que identificados com as personagens. Por incrível que pareça rsrs; B) Origens étnicas: no geral (NO GERAL. PS: lembre-se que você é o escritor. Você é dono da coisa toda, então faça o que achar que tem que ser feito), não se espera que o nome de uma personagem japonesa tradicional seja Juliet McAvoy, a não ser que seja descendente de ingleses. É claro que esse cenário muda em países como o Brasil, por exmeplo, onde encontramos pessoas de inúmeras origens étnicas; C) Significado dos nomes: escolher o nome das personagens por conta de seus significados pode ser interessante até para uma construção narrativa. Esses significados podem fazê-lo escrever com ironia sobre a personagem (ex: Débora significa "abelha rainha" e a personagem é uma tímida garotinha excluída na escolhinha) ou com verossimilhança, no caso em que o significado do nome representa exatamente aquilo que a personagem é, deseja ser ou vai se tornar; D) Significado dos nomes para o autor: esse é mais subjetivo. Depende da sua vida, literalmente. Depende das pessoas com quem convive e que passaram por sua vida. Alguns nomes possuem significados importantes para uns e pouca relevância para outros; E) Pronúncia: nós nos preocupamos em tornar o nome de nossos filhos "apetecível" aos ouvidos alheios, por que não ter o mesmo cuidado com as nossas personagens? Ex: Harry Potter me soa pronunciavelmente deliciosa, enquanto que Ronald Weasley é mais complicado. Ron está bom, deixa assim rsrs. É um tanto quanto subjetivo também, mas se para você soa fácil e gostoso de pronunciar, certamente para outrem será bom de ouvir. E, consequentemente, fácil de lembrar. É isso. Se eu lembrar de mais uma variável que me influencia, corro aqui com vocês! ^-^ Uau, que perfeição de explicação!! Eu gosto de nomes com significado, e nomes que eu acho bonito, e principalmente que sonoramente fique apetecível <3 |