Fórum >>Salas de Aula >>Sala de Escrita >>[TUTORIAL] Quatro modismos da língua portuguesa que é melhor evitar

[TUTORIAL] Quatro modismos da língua portuguesa que é melhor evitar [ABERTO] Iniciado por Francisco L Serafini em 19/10/16 11:05
▼ FIM
Francisco L Serafini 2428 pontos
128 tópicos 100 proficientes
549 posts 294 proficientes

Quatro modismos da língua portuguesa que é melhor evitar

Segundo Diogo Arrais, palavras como “descriminalizar”, “disponibilizar” e “elencar” são usadas equivocadamente e são a “moda” para se expressar. Veja como utilizar palavras ou expressões que de fato trazem o sentido que esses quatro “modismo” querem trazer.

Descriminalizar: esse termo é um neologismo, inventado, que se tornou moda. A forma descriminar, a qual significa “deixar de ser crime”, é a correta.

Exemplo: “O governo insiste em descriminar os seus apoiadores”.

Disponibilizar: Esse termo também é inventado, mas já é possível encontrá-lo no dicionário. Portanto, a quem não gosta do termo, use “disponível, disponíveis”.

Exemplo: “Os gols da rodada já estão disponíveis no YouTube”.

Elencar: termo modista, que tenta deixar mais bonito sentenças que o uso de “enumerar” ou “listar” se faz necessário.

Exemplo: “A partir do fatos, é possível listar os possíveis assassinos”.

Enquanto: deve ser usado para indicar ações que ocorrem simultaneamente. No entanto, vem sem usado no sentido de “na função de” ou “sob aspecto de”.

Exemplo: “A heroína, enquanto salvadora dos oprimidos, se elegeu vereadora.” (errado)

Exemplo: “A chuva caiu enquanto eu dormia”. (correto)

Fonte: http://exame.abril.com.br/carreira/4-modismos-da-lingua-portuguesa-que-e-melhor-evitar/

❖❖❖

Giordano 1009 pontos
14 tópicos 13 proficientes
285 posts 50 proficientes
Postado 19/10/16 11:34 Link direto

Muito bom, Chico, às vezes temos dúvidas em termos aparentemente simples e uma ajuda sempre vem a calhar.

"The heart is your nature, the head is your culture"

- Glen Hansard

x 37 pontos
7 tópicos 6 proficientes
7 posts 7 proficientes
Postado 23/10/16 09:53 Link direto

Concordo só com o "elencar". Use-o apenas quando necessário, caso contrário evite. Qualquer termo, na minha opnião, que esteja no dicionário pode ser usado; mas com sabedoria, claro.

6 de Janeiro A Monster on a Hill 5009 pontos
26 tópicos 25 proficientes
275 posts 193 proficientes
Postado 05/01/18 09:54 Link direto

Tu tá sempre me salvando! Obrigada por este tópico! <3

and there's nothin' like a mad woman

what a shame she went mad

Sabrina Ternura Deusa dos T's 8369 pontos
14 tópicos 11 proficientes
304 posts 140 proficientes
Postado 05/01/18 17:00 Link direto

Ótimo tópico, me ajudou bastante!

Giu Yukari Murakami 30 pontos
2 tópicos 2 proficientes
3 posts 3 proficientes
Postado 19/01/18 11:16 Link direto

Você há de convir que "embuste" também está sendo utilizado com frequência e, pasmem, com denotação completamente fora de contexto. hahaha

Meiling Yukari Princesinha Autista *-* 8626 pontos
24 tópicos 21 proficientes
631 posts 291 proficientes
Postado 21/09/23 20:05 Link direto

Admito que estou chocada sobre o "descriminalizar", eu não imaginava que esse termo estava incorreto.

Fiquei contente de aprender algo novo!!!

Mas também devo admitir que gosto muito de usar o "enquanto" como "na função de", porque na minha cabeça combina e fica bonito :')

▲ TOPO