Fórum >>Salas de Aula >>Sala de Escrita >>[TUTORIAL] Como construir um vilão num texto de terror

[TUTORIAL] Como construir um vilão num texto de terror [ABERTO] Iniciado por Francisco L Serafini em 01/10/16 11:15
▼ FIM
Francisco L Serafini 2428 pontos
128 tópicos 100 proficientes
549 posts 294 proficientes

Prezados Acadêmicos, trago a vocês, nesse mês horripilante na Academia de Contos, algumas dicas de como criar personagens capazes de fazer até o mais corajoso dormir completamente coberto. Espero que apreciem!

Antes de mais nada, quero sugerir a vocês lerem o tópico Virtudes, defeitos e memórias: como criar uma personagem carismática para verem dicas sobre como criar um personagem que caia no gosto do leitor. O tópico fala, basicamente, como já sugere o seu título, que o personagem deve possuir características familiares as que conhecemos e, assim, possuir virtudes e defeitos. Além disso, um personagem faz o que faz motivado por sua vida, suas experiências, seu passado.

Dito isso, vamos ao real propósito desse tópico. O primeiro passo para determinar as características de um vilão é determinar que tipo de impacto que ele causará ao leitor. Fantasmas e demônios incorporados são exemplos de seres ameaçadores, mas com um ar de passividade, enquanto lobisomens e serial killers são exemplos de personagens sanguinários e voltados a massacres.

O segundo passo é determinar as motivações do vilão. Para isso, tente construir, mesmo que em sua mente, o passado do personagem. Vilões de histórias de terror geralmente tiveram um passado sofrido, em que foram submetidos a grandes exposições de raiva, dor, frustração, incompreensão, isolamento, entre outros. Com isso em mente, será possível determinar se o vilão é alguém sanguinário que busca a vingança por atos passados ou se é alguém transtornado que mata por diversão. As possibilidades são infinitas.

Volto a frisar que a personalidade do vilão não precisa estar descrita no texto, mas precisa estar clara na mente do autor. Isso tudo porque, as ações do vilão acontecerão de acordo com a sua personalidade e por isso o autor precisa saber como o vilão é. No entanto, o leitor não precisa saber com antecedência, pois um vilão de horror é, geralmente, um ser misterioso, que age, APARENTEMENTE, sem motivo algum. Assim, o elemento surpresa, que é o que assusta, será mantido e o personagem cumprirá a função de assustar e manter o leitor preso ao texto.

Por fim, trabalhe as características físicas dos personagens. Neste caso, é importante que o leitor saiba como o vilão aparenta. Traga detalhes do personagem como a sua natureza (humana, extraterrestre, demoníaca...), a sua aparência física e os objetos que porta consigo. Geralmente, vilões de horror possuem aparência repugnante, em que causam mal estar nas pessoas.

Para finalizar esse tópico de dicas, trago algo que é verdadeiro para qualquer personagem: fuja dos clichês e dos estereótipos. O leitor tem que ser surpreendido para se assustar e, portanto, construir um personagem que todos já saberão como aparentam e como se portam será um fracasso

.

Eu espero que essas pequenas, mas importantes, dicas ajudem a norteá-los para um personagem extremamente maligno e assustador. E nunca restrinjam a sua criatividade, pois é ali que mora todo o segredo do sucesso.

Até mais!

Referências

https://entrelivrosetransitos.com/2015/10/26/como-criar-seu-proprio-personagem-de-horror-ehow-brasil/

http://tempolivre.umcomo.com.br/articulo/como-escrever-um-conto-de-terror-19821.html

http://horror.fictionfactor.com/articles/horrorcharacter.html

http://www.craveonline.com/site/198433-what-makes-a-successful-horror-villain

❖❖❖

C David 137 pontos
4 tópicos 3 proficientes
20 posts 15 proficientes
Postado 06/01/19 22:10 Link direto

Ótimo tópico. Eu acrescentaria ai mais uma informação:

É fato que os vilões possuem algo que os movem, geralmente isso é algo que os incomoda muito, como um trauma, bullying ou alguma cacarterística psicológica que pode ser nata ou adquirida por alguma situação extrema que tenham vivido. Além desse fator, ele precisa, assim como todos os personagens, ter uma ( ou mais)característica específica de personalidade que guiem suas ações. Como em um jogo de RPG, por exemplo. Se o autor souber como personagem se porta em determinadas situações, ele consegue moldar o vilão em estímulos e ambientes diferentes, sabendo o que ele faria ou não.

Embora todos os personagens precisem ter essa característica bem definida, para torná-los vesossímeis, acredito que os vilões precisam ter isso muito bem estipulado, pois são, por natureza, mais impactantes e fortes; eles precisam ser.

Sempre senti que não pertencia à esse mundo, então resolvi criar os meus.

C.David

Meiling Yukari Princesinha Autista *-* 8626 pontos
24 tópicos 21 proficientes
631 posts 291 proficientes
Postado 21/09/23 20:08 Link direto

Adoro demais os elementos supresa que tornam os vilões tão assustadores.

Minha coisa preferida é um vilão com passado triste, porque daí eu fico com dó e meu coração mole sente empatia pelo malvado '-'

Não sei se enquadra nisso, mas sou (literalmente) apaixonada pelo Darth Vader (em armadura), principalmente depois de conhecer o passado triste dele como Anakin...

▲ TOPO