![]() ![]() ![]() 128 tópicos 100 proficientes 549 posts 294 proficientes |
Prezados Acadêmicos, este tópico tem como objetivo explicar o uso correto das reticências (...). Reticências é um sinal de pontuação que marca uma interrupção, indicando uma suspensão na melodia frásica. Use reticências (...) para: a) indicar a suspensão ou interrupção de uma ideia ou pensamento. Exemplos: Pelo andar da carruagem, a noite e o dia... Queria ser um campeão, mas quando lembro... b) indicar que uma ação ainda não acabou. Exemplo: O odor era pútrido, mas ele ainda cavoucava... c) indicar uma ideia que se prolonga, deixando que a conclusão do sentido da frase seja feita conforme a interpretação pessoal dos leitores. Exemplo: Conheces a Marina? Ela é tão meiga, querida, safada... d) transmitir na linguagem escrita sentimentos e sensações típicas da linguagem falada, como hesitações, dúvidas, surpresa, ironia, suspense, tristeza, ironia,… Exemplos: Eu... eu... mas eu sou tímido! Aquele quarto pequeno... fedorento... que fazíamos amor e... me atacava a claustrofobia. e) realçar um palavra ou expressão, dando maior ênfase à mesma. Exemplo: Sua dádiva é.... ser imortal! f) indicar uma interrupção nos diálogos, provocada pelo próprio emissor ou provocada pela interferência de algo ou alguém na fala do emissor. Exemplos: — Maria, cadê os meus pastéis e minhas... — Cala a boca, Manuel! Traga-me o controle da TV. — Controle da TV... Eu quero as minhas coisas! g) indicar que uma citação está incompleta, havendo partes dela que não foram transcritas. Exemplo: “[...] quando encontrou a tumba do faraó. Ela estava trancada com travas de ferro, algo incomum na cultura egípcia. No entanto, Carlos propôs que [...] mas ninguém aceitou.” Espero que o uso das reticências tenha sido melhor compreendido após a leitura desse tópico. Referências: http://www.normaculta.com.br/reticencias/ |
![]() ![]() ![]() 128 tópicos 100 proficientes 549 posts 294 proficientes |
Postado 29/09/16 00:21
Link direto
Uso de letra maiúscula ou minúscula depois das reticências 1) Deverá ser usada letra maiúscula se a ideia expressa antes das reticências estiver concluída, mesmo tendo sido concluída com um sentido vago, havendo novo início de frase, com transmissão de uma nova ideia. Exemplos: Não tive tempo de ver isso… Estavam todos esperando por mim, então fui embora. Heloísa fez de manhã as compras para o bolo: farinha, açúcar, chocolate, ovos,… De tarde preparou os enfeites para a festa. 2) Deverá ser usada letra minúscula se a ideia expressa antes das reticências não estiver concluída, sendo retomada na continuação da frase. Exemplos: A mãe pensou, pensou, pensou,… mas continuou sem saber que decisão tomar. Como eu estava dizendo… bem… infelizmente, você não foi o escolhido para representar a empresa. Referência: http://www.normaculta.com.br/reticencias/ |
![]() ![]() ![]() 24 tópicos 21 proficientes 631 posts 291 proficientes |
Postado 21/09/23 19:57
Link direto
Eu sempre adorei usar reticências para expressar hesitação. Mas fiquei meio traumatizada quando uma ex sogra ficou brava comigo, dizendo que sempre que eu mandava mensagem pra ela, eu estava sendo grossa. Ela interpretava minha reticência como se eu estivesse sem paciência e querendo acabar a conversa na hora :( |