![]() ![]() ![]() 128 tópicos 100 proficientes 549 posts 294 proficientes |
Olá, Acadêmicos. Esse tópico tem como objetivo trazer aos escritores a importância de uma boa capa em suas obras. Para abordar o assunto, segunda a Editora Boreal, a importância da capa consiste em: “A embalagem é o primeiro contato do consumidor com o produto e a sensação que ela provoca poderá decidir uma compra, independente do conteúdo desta embalagem. Isto porque se supõe o conteúdo pela embalagem. São sensações não totalmente conscientes, mas, que norteiam as ações humanas, seus hábitos e consumo. Quando falamos de livros, a capa e o título são o primeiro contato que o leitor terá com a obra. O que ele vê primeiro deve incitá-lo a abrir e, efetivamente, consumir o livro. Como embalagem do livro, a capa tem o papel de transmitir o espírito do livro, revelando parte de sua alma e instigando o leitor a desvendar os mistérios contidos por detrás de sua capa. É necessário verificar alguns aspectos pra a capa, como se ela deve ter ilustrações, fotos, gravuras? Que elementos estas imagens devem apresentar? Como eles se ligam a obra? Que expectativas no leitor eles geram? Que cores e que fontes devem ser usadas para apresentar o título? Qual o posicionamento deve se dar a ele? O título deve vir antes ou depois do nome do autor? Se o nome do autor está em destaque ele chama mais a atenção do leitor? Portanto, a capa do livro faz parte da magia. É a arte de persuadir pela arte. É a beleza estética unida ao apuro na redação do título que decidem, por vezes, o destino de uma obra nas prateleiras de livrarias ou nos sites da Internet.” Com isso em mente, nota-se que a capa é tão fundamental quanto o texto. Então, dedicar um tempo a capa é tão necessário quanto dedicar um tempo para pesquisa de cenários ou para revisão. É possível encontrar dados científicos sobre a importância da capa, assim como pode ser visto na dissertação da Ana Isabel Silva Carvalho, pela Universidade do Porto. Ela faz uma abordagem sobre o objetivo, o contexto e o processo para a elaboração de uma capa em livros impressos em larga escala. Vocês podem acessar a dissertação clicando AQUI. Espero que esse tópico consiga mostrar a você, escritor, a importância de um texto ter uma capa bem chamativa e que consiga trazer a essência do livro. |
![]() ![]() ![]() 24 tópicos 21 proficientes 631 posts 291 proficientes |
Postado 15/09/16 10:57
Link direto
Esse tópico foi super maravilhoso!!!!! Realmente, a capa é parte crucial e importantíssima da obra! A maioria dos livros que eu compro, compro pela capa e pelo título... ou melhor, primeiro vejo o título, e é depois de ler a sinopse do livro que eu vou olhar a capa, para ver se "combina" e me agrada... esquisito isso né? Kkkkk Infelizmente para as minhas histórias eu não sei fazer edição e essas coisas todas, então eu apenas pego alguma imagem da internet que eu ache que combina com a história... Não fica a melhor coisa do mundo, mas é o melhor que eu consigo ;-; |
![]() ![]() ![]() 128 tópicos 100 proficientes 549 posts 294 proficientes |
Postado 15/09/16 11:24
Link direto
Meiling, ter uma imagem, mesmo que não seja uma capa extremamente trabalhada, já coloca seu texto em vantagem. Eu li, não sei onde, que uma imagem aumenta até em 30% a chance de um texto ser visto. Ademais, Meiling, temos o fórum chamado de "Design de Capas", que tem o propósito de ajudar àqueles que não tem habilidades de edição de imagens para fazer sua capa. Lá, você cria um tópico, dá o maior número de informações de como tu quer a capa, posta o link do texto e alguém faz a capa para você. |
Postado 15/09/16 13:04
Link direto
Oohh, não sabia que funcionava assim! Quero dizer, não sabia que podia pedir desse modo a ajuda de alguém... Muito bom saber disso! E quando eu tiver mais habilidade nisso, eu também poderei ajudar os outros!! Muito obrigada por me mostrar essa possibilidade!!! |
![]() ![]() ![]() 58 tópicos 42 proficientes 587 posts 264 proficientes |
Postado 16/09/16 15:01
Link direto
Realmente, capas são tudo! Tópico muito útil, Chico! :D |
Postado 21/09/23 19:54
Link direto
Citação de @MeilingYukari Infelizmente para as minhas histórias eu não sei fazer edição e essas coisas todas, então eu apenas pego alguma imagem da internet que eu ache que combina com a história... Não fica a melhor coisa do mundo, mas é o melhor que eu consigo ;-; Que fofinho, sete anos depois, eu já aprendi a fazer minhas próprias capinhas bonitinhas, e apesar de eu não gostar de muitas delas, de algumas eu sinto muito orgulho em conseguir ter feito sozinha <3 |