![]() ![]() ![]() 4 tópicos 3 proficientes 25 posts 16 proficientes |
Olá, pessoal. A Joice sugeriu e achei muito interessante criar um tópico com dicas para escrever roteiro. Quem tem interesse no tópico? Para começar, explico que há uma diferença na formatação de roteiros para cinema/Tv e para Teatro. Quem quiser, pode dar uma olhada na minha biblioteca. Lá, postei textos para teatro, rádio novela e TV/Cinema. Tomei a liberdade de postar, também, um texto infantil, dentro da linguagem. Aguardo as perguntas de vocês, mas, aos poucos, postarei aqui. 1 - Programas para formatação de roteiro 2 - Termos utilizados 3 - Dicas e tutoriais Beijos ;) @PaulaGiannini @PaulaGiannini |
![]() ![]() ![]() 58 tópicos 42 proficientes 587 posts 264 proficientes |
Postado 21/07/16 23:01
Link direto
Esperarei ansiosa uma explicação sobre os termos técnicos! :D |
Postado 22/07/16 14:34
Link direto
Primeiro tópico. O porquê da formatação específica. O mercado de roteiros vive, hoje, no Brasil, sua era de Ouro. Desde que o governo lançou a lei exigindo que todas as emissoras a cabo, exibam em seus conteúdos uma porcentagem de programas nacionais, o número de séries e programas produzidos por aqui cresceu muito. Mas não para por aí. Hoje, com a Internet, temos web séries e vídeos de humor bombando. A publicidade também se rendeu à dramaturgia e grande parte dos anúncios contam uma história. Por este motivo, aos poucos, a formatação dos roteiros vem se profissionalizando e assumimos por aqui o mesmo padrão da grande produtora mundial - Hollywood. E a explicação para isso é muito simples. 1 - Com a formatação correta, quem quer que leia seu roteiro, só de bater o olho, saberá que se trata efetivamente de um roteiro. 2 - Trabalhando dentro do padrão, o tempo de exibição em tela será exatamente o tempo que você planejou para o seu roteiro. Assim, cada página tem, em média, 1 minuto. 3 - A regra também pede termos específicos para que o leitor (em geral diretores, atores, produtores, etc) possam visualizar o que você pretende mostrar em seu filme. 4 - Um roteiro é escrito para ser assistindo. Portanto, as especificações de local, Luz (Dia ou noite), rubricas (parêntesis explicativos de fala), entre outros. Sempre deverão estar presentes. Espero que tenham gostado. No próximo post, vamos falar mais sobre os termos específicos. Beijos a todos. @PaulaGiannini |
![]() ![]() ![]() 2 tópicos 1 proficientes 32 posts 13 proficientes |
Postado 22/07/16 17:42
Link direto
Gamei no tópico, só não postei uns roteiros meus ainda porque quando entrou aqui eu tava sem pc. E quero até fazer uma perguntinha aqui: seria certo no seu roteiro, se ele trabalha com cores e os personagens, luz de fundo, todas essas coisas, deixar de explicar detalhes tal como cor da roupa da personagem, ambiente muito especificado e só deixar claro as cores que vai aparecer? É pergunta bobinha, mas realmente fica me coçando essa dúvida. Obrigada e ótimo tópico! :D ![]() "Liberdade? O que tem Ela?" |
Postado 22/07/16 20:01
Link direto
Citação de @Gnoma Gamei no tópico, só não postei uns roteiros meus ainda porque quando entrou aqui eu tava sem pc. E quero até fazer uma perguntinha aqui: seria certo no seu roteiro, se ele trabalha com cores e os personagens, luz de fundo, todas essas coisas, deixar de explicar detalhes tal como cor da roupa da personagem, ambiente muito especificado e só deixar claro as cores que vai aparecer? É pergunta bobinha, mas realmente fica me coçando essa dúvida. Obrigada e ótimo tópico! :D Eu tinha uma dúvida parecida com a dela também. Eu sou bem acostumada a escrever contos e geralmente detalho bem roupas, cenário, cores... Aí eu fico pensando sem o estilo roteiro é mais "fechado" quando a isso ou se é o mesmo com a diferença do formato. Enfim, até o próximo tópico! :D |
Postado 22/07/16 20:43
Link direto
Oi, queridas. Respondendo à pergunta sobre os detalhes. Cores de roupa, etc. Um bom roteiro de cinema e TV, prima por ser quase "cirúrgico". Preciso. Existe um termo que se utiliza que é "contaminação de detalhes".Ou seja, a pessoa coloca tantos detalhes no roteiro que perde tempo ( cada página tem 1 minuto) e confunde o diretor. Vou dar um exemplo em um roteiro meu. "Laura Vai A Marte". É uma festa de aniversário e eu quis detalhar o que os personagens colocavam sobre a mesa. Um detalhes era uma FACA. Pois bem, o produtor quando leu FACA, pensou: Essa menina vai matar o pai. Ele abandonou o roteiro e a ideia de levá-lo ao ar. Mesmo eu explicando que a família era puro amor. Ou seja. Detalhes em roteiro, do tipo roupa ou até o tom de interpretação dos atores, só deve ser colocado quando estritamente necessário. Um bom recurso pode ser algo que os cineastas chamam de bíblia de personagens. Ou seja, um documento anexo ao roteiro, detalhando todos esses pormenores sobre cada um deles. Aí sim,. Nesse texto cabe m explicações de roupa, cores, aspectos psicológicos, enfim. Essa semana vou ver se encontro um roteiro de um filme famoso para postar aqui, como estudo. Assim, fica bem fácil ler e visualizar como o roteirista construiu o que queria que fosse filmado e... O que o diretor acrescentou depois. Se ainda ficaram dúvidas. Perguntem, por favor. Será um prazer esclarecer todas. Ah! Para textos teatrais, essas regras são bem menos rígidas. Beijos. @PaulaGiannini @PaulaGiannini |
![]() ![]() ![]() 2 tópicos 1 proficientes 32 posts 13 proficientes |
Postado 22/07/16 21:18
Link direto
Muito obrigada! Qualquer outra dúvida que eu tiver sobre roteiros já venho te perguntar! ![]() "Liberdade? O que tem Ela?" |
Postado 22/07/16 21:47
Link direto
Nossa, que legal! Tá muito melhor esclarecido pra mim agora! Acho que ao final desses tópicos eu vou me aventurar, talvez, no mundo dos roteiros hehe xD |
Postado 23/07/16 13:49
Link direto
Tópico 2. Sobre programas de formatação. Existem vários programas para formatação de roteiro. Dessa forma, o texto já se adequa às várias margens e espancamentos diferentes que seu trabalho deve ter. A maioria dos programas são pagos, mas existem programas gratuitos que são muito bons. Wtriterduet - Sistema online e muito bom para quem quer trabalhar colaborativamente. Dois ou mais roteiristas trabalhando juntos é algo muito comum e esse programa permite isso. Celtx - Um dos lideres de mercado, também tem sua versão gratuita. Com a vantagem de App para Android. Story touch - Esse é brasileiro e versão beta. Mas pode ser baixado para o seu notebook. Ainda tem alguns Bush, mas tem recursos muito interessantes. Espero ter sido útil. Beijos @PaulaGiannini |
![]() ![]() ![]() 128 tópicos 100 proficientes 549 posts 294 proficientes |
Postado 23/07/16 16:07
Link direto
Tópico editado: prefixo [TUTORIAL] adicionado, de acordo com as regras de postagem do fórum. |
Postado 24/07/16 18:45
Link direto
Os elementos do Roteiro 1 - O Cabecalho Deve ser eescrito com letras maiúscula. Sempre no todo de uma nova cena, novo local, novo tempo ou perspectiva de cena. Nele devem estar presentes 3 informações (1) Onde (INTERIOR OU EXTERIOR) (2) Local preciso (3) Quando (Dia ou noite) Tudo separado por hífen Exemplos INT. - CASA DE LAURA - SALA - DIA EXT. - ESTRADA VIZIA - NOITE @PaulaGiannini |