26 tópicos 25 proficientes 275 posts 193 proficientes |
Bom dia, boa tarde ou boa noite para você que está aí do outro lado da telinha! Você está prestes a participar de mais um Tópico Informativo sobre Textualidade e Elementos da mesma, hoje nosso assunto será Coesão e Coerência. Que são elementos essenciais para que saibamos nos comunicar/ expressar nossa mensagem. Vamos lá? ___________________________________________________________________ Precisamos ter em mente que a composição de um texto requer habilidade e competência do autor na organização e clareza do que se deseja mostrar. É preciso elaborar e selecionar as palavras que irão articular as ideias, bem como, as frases devem ser construídas em períodos adequados à modalidade de texto considerando a intenção e contexto do mesmo. Coesão e Coerência, são os amigos inseparáveis: Elementos textuais importantes na organização de um texto. A respeito da Coesão, Abreu (1990, p. 12), destaca que: [...] um texto não é uma unidade construída por uma soma de sentenças, mas pelo encadeamento semântico delas, criando, assim, uma trama semântica a que damos o nome de textualidade. O encadeamento semântico que produz a textualidade se chama “coesão”. Ou seja, a Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto., utilizada na gramática como forma de obter um texto claro e compreensível, pois consiste no uso correto das articulações gramaticais e conectivos, que permitem a ligação harmoniosa entre as frases, orações, termos, períodos e parágrafos de um texto! Já a Coerência, envolve a relação lógica entre as ideias apresentadas e “[...] se estabelece na interação, na interlocução, numa situação comunicativa entre dois usuários” (KOCH; TRAVAGLIA, 1995, p. 11). Coerência é a característica daquilo que tem lógica e coesão, quando um conjunto de ideias apresenta nexo e uniformidade. Para que algo tenha coerência, precisa apresentar uma sequência que dê um sentido geral e lógico ao receptor, de forma que não haja contradições ou dúvidas acerca do assunto. Ao elaborar um texto, devemos tomar o cuidado de estabelecer alguns padrões mentais que selecionam o que é coerente, o que faz sentido, pensando no leitor e na mensagem que se deseja transmitir! Fiquemos atentos! :) Devo frisar também, os Tipos de Coerência, que são: Coerência Descritiva: O texto retrata detalhes e particularidades das pessoas, objetos, tempo e dos lugares onde o fato ou ação acontece. São usadas figuras que condizem com a cena, o ambiente e o tempo onde estão situados os personagens e acontecimentos. Exemplo: "Estava tão calor naquele dia, que as roupas pareciam aderir à pele. Cada passo na calçada era um desafio ao bem-estar devido à temperatura do ladrilho. Mesmo assim, saiu mais cedo e foi fazer as compras de aniversário para a surpresa da noite. Nem mesmo o calor seria suficiente para impedir a festa." Coerência Narrativa: Em um texto, é preciso haver uma lógica entre os acontecimentos e os personagens dentro de um tempo, sem contradição, para que seja possível entender o que cada personagem faz e em qual tempo dentro de uma lógica temporal. Exemplo: "Ele ligou à noite para acalmar o desespero dela. Sentou no sofá de couro já gasto, acendeu a luz do abajur na sala já escura. Chamou por querida, clamou por perdão. Relatou o dia e prometeu reduzir os hiatos que os separava." Coerência Argumentativa: Quando se apresenta uma sequência lógica de acontecimentos seguida de exemplos e dados para que os argumentos se sustentem. Exemplo: "A violência escolar é um problema que envolve toda a comunidade. Do núcleo familiar ao convívio em sociedade, é o Estado, contudo, o responsável por oferecer as condições necessárias para a redução do problema até a sua quase eliminação." Diferença entre Coerência e Coesão A Coerência Textual é a não contradição das ideias das palavras de um texto, sendo a coesão parte essencial para esta função. A Coesão Textual se limita ao uso correto dos conectivos e articulação gramaticais, que permitem um sequenciamento harmonioso das frases e dos parágrafos de um texto. Através dos exemplos aqui apresentados, ficou claro que um texto bem elaborado, cuja estrutura esteja apoiada nos mecanismos gramaticais, terá sua mensagem entendida, independentemente de seu formato! ___________________________________________________________________ Espero que tenha gostado desta aulinha e compreendido o que eu quis passar. Tentei ser o mais didática possível. Qualquer Acadêmico que quiser somar a este tópico, corrigir ou comentar mais sobre, sinta-se a vontade, quanto mais conhecimento, melhor! Agradeço a todos que acompanharam até aqui! Um grande abracinho! Com amorzinho, 6. _________________________________________________________________ Algumas Referências: ABREU, A. S. Curso de Redação. 2. ed. São Paulo: Ática, 1990. GARCEZ, L.H.C. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012. (KOCH; TRAVAGLIA, 1995, p. 11). Coesão e coerência | Educa Mais Brasil - www.educamaisbrasil.com.br Coesão e coerência textual - Redação - InfoEscola - www.infoescola.com ___________________________________________________________________ and there's nothin' like a mad woman what a shame she went mad |
13 tópicos 8 proficientes 134 posts 81 proficientes |
Postado 24/10/20 21:50
Link direto
Excelentes dicas! Não sabia que existiam subtipos de coerência... Foi bastante instrutivo. Obrigada por compartilhar conosco! |
48 tópicos 31 proficientes 353 posts 147 proficientes |
Postado 26/10/20 04:51
Link direto
Bom ver tópicos assim por aqui! Acho que aprendi sobre isso nos tempos de escola, mas admito que não lembrava muito. Obrigado por postar! Nada é permanente, exceto a mudança. - Heraclitus |
Postado 26/10/20 13:51
Link direto
Citação de @danielmlima Bom ver tópicos assim por aqui! Acho que aprendi sobre isso nos tempos de escola, mas admito que não lembrava muito. Obrigado por postar! Nós nunca nos lembramos, acho que devo ter aprendido isso no fundamental, mas só fui lembrar esse ano na faculdade! É uma doideira! Eu que agradeço por ter acompanhado! <3 and there's nothin' like a mad woman what a shame she went mad |
Postado 26/10/20 13:51
Link direto
Citação de @simonec_ Excelentes dicas! Não sabia que existiam subtipos de coerência... Foi bastante instrutivo. Obrigada por compartilhar conosco! Fico extremamente feliz que tenha gostado do tópico! Obrigada <3 and there's nothin' like a mad woman what a shame she went mad |
24 tópicos 21 proficientes 631 posts 291 proficientes |
Postado 29/10/20 17:56
Link direto
Aaaaaaa que aula mais maravilhosa e mais bem feita!! Nossa, eu amo ficar pensando muito sobre coerência descritiva e narrativa!! Isso é muito legal * --- * Esse tópico me deixou tão feliz, muito obrigada por ter postado, 6 querida <3 Abracinhos <3 |
43 tópicos 35 proficientes 393 posts 245 proficientes |
Postado 31/10/20 01:27
Link direto
Eu adorei essa nova aula!! Não fazia ideia que tinha sub-classes de coêrencia, impressionada! Tenho a impressão que Coerência Argumentativa seja mais usada no jornalismo, não? Agora eu vou ficar de olho nesses quesitos nos meus textos, tenho certeza quenho vários errinhos nesses termos hahahh. Muito obrigado por mais uma aula, já esperando a próxima <3 |