![]() ![]() ![]() 14 tópicos 13 proficientes 285 posts 50 proficientes |
Tema 16: Transmutação “Tudo o que era sólido se desmancha no ar, tudo o que era sagrado é profanado, e as pessoas são finalmente forçadas a encarar com serenidade sua posição social e suas relações recíprocas.” (MARX, Karl) O tempo é um mero espectador do que é o universo, tal qual somos nós, mas ainda assim, com nosso pouco controle, se considerado a magnitude do que é o cosmos, somos capazes de tomar nossas próprias decisões e estas vem nos trazendo desde nossos ancestrais até a estruturação da atual civilização, mas a questão é, para que o atual pudesse existir, inúmeros pensamentos foram construídos e derrubados, foram melhorados, incrementados, corrigidos, fatalmente, modificados e tal qual a transmutação - mudança nuclear que transforma um elemento químico em outro ou, na genética, o acúmulo de características modificadas que definam uma nova espécie - estas mudanças são extremamente importantes para a evolução do humano, como um ser social, e tudo que nos rodeia em um permanente estado de transformação. Portanto, a proposta deste desafio é abordar as mudanças que nos cercam e suas conseqüências, o que elas geram de novo em relação ao que havia anteriormente. Você ganhou um novo gatinho? Uma mudança no teu cotidiano; Um asteróide está vindo em direção ao nosso planetinha e vamos todos morrer? Aposto que as pessoas estão bem assustadas; Tem um novo vizinho que aparenta querer matar todo mundo? Errr... melhor chamar a polícia. O céu não é o limite, sua criatividade é, surpreenda-nos! Serão aceitos textos tanto em forma de Conto/Crônica quanto Lírico, não há limite de palavras definido. [REGRAS] Todas as obras no desafio devem: – Estar de acordo com as regras de postagem do site bem como classificação etária; – Serem escritas individualmente e sem o envolvimento de terceiros, – Possuir a tag Desafio Quinzenal 16 - Transmutação; – Estar de acordo com o tema proposto; – Serem postadas até o prazo final; – Em caso de edições, não ultrapassar uma hora após a postagem do texto. OBS: As obras que descumprirem as regras não serão avaliadas, e os textos já postados não serão aceitos. [PRAZO] Dia 14 até 28 de Outubro. [OBRAS] Cabeça de Cachorro - Maurico da Fonte Filho grama queimada, vida acabada - Tháiza Lima [RESULTADO] "The heart is your nature, the head is your culture" - Glen Hansard |
![]() ![]() ![]() 128 tópicos 100 proficientes 549 posts 294 proficientes |
Postado 16/10/16 21:28
Link direto
Eita, heheh. Começa com uma sitação de Marx, é mole? O tema é muito bacana. Verei se acho um tempo para escrever. |
Postado 16/10/16 23:46
Link direto
Citação de @LEcrivain Eita, heheh. Começa com uma sitação de Marx, é mole? O tema é muito bacana. Verei se acho um tempo para escrever. hahahaha Espero que consiga escrever algo! xD "The heart is your nature, the head is your culture" - Glen Hansard |
![]() ![]() ![]() 7 tópicos 6 proficientes 7 posts 7 proficientes |
Postado 21/10/16 16:51
Link direto
Quando saem os resultados? |
Postado 21/10/16 17:06
Link direto
Citação de @tadeusimes Quando saem os resultados? A princípio tenho a intenção de divulgar no dia 29, só não o farei se muitos textos forem postados no dia 28, neste caso precisarei de um tempinho a mais para avaliar, mas dia 29 muito provavelmente. ^^ "The heart is your nature, the head is your culture" - Glen Hansard |
![]() ![]() ![]() 48 tópicos 31 proficientes 353 posts 147 proficientes |
Postado 28/10/16 23:41
Link direto
Curioso pelo resultado :) Nada é permanente, exceto a mudança. - Heraclitus |
Postado 29/10/16 00:14
Link direto
Primeiramente, gostaria de agradecer a participação e parabenizar pela implementação do tema, eu adorei como todos conseguiram gerar idéias tão distintas, afinal, a ideia do desafio quinzenal é justamente esta, fermentar pensamentos que talvez não ocorressem se não aparecesse um tema, é algo que nos encoraja e desafia a escrever o que talvez não escreveríamos, dito isto, não há “perdedores”. Aqui irei dar um breve comentário antes de anunciar o texto com maior destaque. ^^ (a ordem dos comentários não influencia ou indica um ranking) tadeusimes: Adorei a construção do texto! Inicialmente, esperava uma grande revolução, sangue para todo lado, cabeças rolando, fiquei genuinamente surpreso quando, no término do texto, a grande mudança foi, na realidade, a permanência da ingenuidade do personagem na espera de uma ascensão social. Enquanto imaginava que tudo mudaria por ter, agora, um pêlo no rosto, não percebia que sua posição social continuava a mesma. Soraia: Uma mudança externa pode muito bem representar uma mudança interna, é isso que o conto nos mostra, enquanto a sociedade está muito ocupada julgando os traços de alguém, sua estatura ou massa corpórea, não pode ver verdadeiramente como cada uma das pessoas é. No texto podemos, nitidamente, observar um caso de exclusão social, na qual características físicas são o fator principal para a referida ação, e como modo de crítica, então, demonstrar que podemos (e somos) todos diferentes é uma maneira de mostrar à sociedade que evitar contato com alguém por um motivo tão banal quanto a nacionalidade é, de todo e qualquer modo, errado. Um ótimo texto, parabéns. Destiny: Afinal, o que é a perfeição mesmo? É sempre interessante observar para onde nossa sociedade está apontando e este texto é uma prova disso quando lê-se que as pessoas passaram a receber congratulações e honrarias por não estarem no caminho “correto”, é preciso entender o caminho que fará nossa sociedade melhor e mais justa para percorrê-lo e esse texto nos trás esta reflexão, parabéns pela obra. Error 404: Que palavras utiliza para descrever esta obra? Hahahaha Uma nada real loucura, Satan não cuidou da moça. Uma grande mudança no itinerário da Fabíola, com certeza, descobrir que se tem diabetes não deve ter sido fácil, a morte deve ter ajudado a digerir a notícia. Um ótimo texto, nada mais a declarar realmente. p.s.1: O medo e adrenalina torna a musculatura tensa, ou seja, a carne mais dura, aconselho algo mais sutil (o que não teria graça, na verdade). p.s.2: É o apocalipse! Tháiza Lima: Metáforas, metáforas e mais metáforas, tudo indica que não existe uma quantidade máxima de conteúdo para cada palavra, sendo assim, mesmo o menor dos textos pode ter grande significado. O cotidiano nos consome e se colocarmos o sentido da vida no lugar errado, bem, talvez seja difícil reencontrá-lo perante tanta bagunça. Ótimo texo! ^^ Lirismo Defeituoso: Como não sentir a inevitável mudança que é o querer bem? Quando nos dispomos a ajudar aos outros, muitas vezes ajudamos a nós mesmos, nos fazemos melhor, não do que outra pessoa, não em comparação a alguém, mas unicamente, melhores, é isto que o amor pelo próximo faz conosco, como não mudar e ser modificado por ele? Este é um incrível texto que nos mostra exatamente isso, às vezes não somos capazes de enxergar que pondo nossa raiva de lado, focado no quão bem podemos fazer ao próximo, podemos fazê-lo melhor também, parabéns. Mauricio da Fonte Filho: Fiquei impressionado com o suspense que foi denotado ao conto, especial, pude realmente visualizar enquanto a aparição falou "Você não acendeu as luzes dessa vez...". Muito bem construído o texto e o término naquela indagação se seria real tudo aquilo vivido ou apenas um pesadelo. Como diz o ditado, o diabo está nos detalhes e os deste texto o tornou excepcional, parabéns pela obra. Sem mais delongas... Vencedor: Cabeça de Cachorro por Mauricio da Fonte Filho! Menção Honrosa: Dia36. por Lirismo Defeituoso! Obs.: Como o texto do usuário Error 404 foi modificado após o período determinado para edições, o texto Crème Diabrûlée foi comentado e avaliado, no entanto, este não concorreu à vitória do desafio. "The heart is your nature, the head is your culture" - Glen Hansard |
![]() ![]() ![]() 1 tópicos 1 proficientes 17 posts 17 proficientes |
Postado 29/10/16 07:56
Link direto
Bem, não era necessariamente essa a mensagem que eu queria transmitir, mas percebo que a história seja entendida por esse prisma. E a história não é, necessariamente, sobre um caso nítido de exclusão social... mas isso é algo que apenas eu poderia saber por as personagens me serem íntimas. :) Agradeço o comentário, muito obrigado. Parabéns ao vencedor e à menção honrosa. "Eu só quero conhecer a verdadeira tristeza." |
![]() ![]() ![]() 24 tópicos 11 proficientes 654 posts 245 proficientes |
Postado 30/10/16 07:41
Link direto
Muitíssimo obrigado por tão enaltecedor e inesperado comentário, Sr Giordano! Vindo do senhor, um autor que esbanja criatividade, conhecimento e versatilidade, uma avaliação tão positiva assim por si só me é uma premiação! Gratíssimo, gratíssimo! E meus parabéns ao vencedor e a autora que teve a menção honrosa! "Utter anihillation in the most absolute, destructive and painful way: this is what I want. And this is what I'll bring to everything and everyone in the wicked senseless Existence. And you?" - True Diablair |