58 tópicos 42 proficientes 587 posts 264 proficientes |
Olá a todos! Antes de tudo, gostaria de dizer aos novos membros que sejam bem vindos à Academia de Contos! Sintam-se em casa. Nós da staff esperamos que seja proveitoso e divertido para todos, pois esse foi o maior ideal ao criar o site. Aos que já estão faz algum tempo queremos agradecer pelo apoio. Muito obrigada por tudo! Bem, este tópico será extenso, mas será muito informativo. É realmente bom que todos leiam para ficarem informados sobre as funcionalidades e o modo como tudo é feito aqui. De qualquer forma, o tópico será organizado por um índice a fim de auxiliar a procura por determinada informação. É recomendado que vigiem o tópico, visto que conforme novas funcionalidades forem adicionadas/removidas tudo será documentado aqui. Pois bem! Sem mais delongas. Índice 2. Staff 3. Regras 4. Home 5. Fórum 6. Biblioteca 7. Usuários 8. Concursos 9. Perfil 10. Editar perfil |
Postado 04/09/16 22:43
Link direto
Como faço para postar uma obra? Aproxime o mouse do seu nome no menu e clique em enviar texto. Fique atento com as regras. Como faço para excluir uma obra? Leia esse tópico e fique informado. Como responder uma resposta de comentário? Leia esse tópico e fique informado. Qual o jeito certo de utilizar tags nas minhas obras? Não é necessário pôr hashtag, separar por hífen ou algo assim. Para utilizar tags corretamente escreva apenas a palavra desejada, caso seja apenas uma tag, e separe as palavras por vírgula no caso de desejar mais de uma. É importante que você saiba utilizar corretamente, pois desafios e concursos utilizam-nas para identificar as obras. |
Postado 04/09/16 22:43
Link direto
A Academia de Contos é uma organização. E toda organização necessita de hierarquia afim de manter a qualidade e, bem como o nome diz, a organização. Visite o link marcado acima e conheça a hierarquia da Academia. Conheça todos os membros da staff que trabalham duro e com muito amor para manter o site num excelente nível. Posso entrar em contato com algum membro da staff? Além de membro da staff, todos são também usuários com o mesmo prazer em escrever. Todos estão dispostos a novas amizades e, portanto, não há nenhuma restrição para se aproximar de alguém. Contudo, se o seu objetivo é sanar uma dúvida, você também pode criar um tópico no fórum na área “Suporte”, ou entrar em contato com o membro adequado da staff de acordo com suas funções. Como posso fazer parte da staff? Com devida frequência é feita uma seleção de acordo com a necessidade. Após passar nos pequenos testes, um novo membro é escolhido. Atualmente, uma seleção está a ocorrer. Clique aqui para visitar o tópico. |
Postado 04/09/16 22:44
Link direto
Área de extrema importância no site. Como fora dito no começo, a Academia de Contos é uma organização que possui hierarquia e regras. A fim de evitar problemas, leia sempre. É muito importante, pois o desconhecimento das regras não pode ser usado como defesa em caso de quebra das mesmas, pois ao criar a conta você confirma que leu tudo e está de acordo. |
Link direto
- Áreas de conteúdo Como faço para ter um texto meu na área de destaque? Quanto tempo ele fica? Atualmente, para ocupar essa área é possível de duas maneiras: A primeira, vencendo um desafio quinzenal e a segunda, sendo selecionado pela staff. Esse processo é realizado de semana em semana, ou seja, numa semana (a partir do dia que o resultado do desafio foi postado) o vencedor do desafio quinzenal ocupa e em outra, uma obra é escolhida pela staff. Como faço para ter uma obra escolhida pela staff? A staff sempre está a ler as obras que são postadas diariamente. Utilizamos como critérios de escolha de textos de qualidade os seguintes quesitos: Criatividade, qualidade técnica, originalidade, etc. Ou seja, a melhor forma de ser escolhido é fazer uma obra realmente boa que chame atenção e supere nossas expectativas. Claro, sem se esquecer de autorizar ao final a utilização nas redes sociais da Academia. Como posso ter uma citação escolhida para ser um post nas redes sociais da Academia? Você pode fazer como foi dito acima, na questão sobre ter uma obra escolhida pela staff, postando uma obra de boa qualidade ou pode postar um microconto/frase nesse tópico. É o jeito mais fácil de conseguir atenção da staff, visto que não há muitos nesse tópico. Como fico entre os populares da semana? A escolha dos populares da semana é feita pelo próprio site levando em conta o número de comentários e apreciações. Para conseguir ocupar tal posição é necessário ter um dos quatro textos com mais desses critérios, postado nos últimos 7 dias. Como funciona o texto do dia? Outra área que depende única e exclusivamente dos algoritmos do site. O texto que aparece é escolhido aleatoriamente, ou seja, é pura sorte. Como funciona a área de textos não lidos? É onde aparecem os textos postados por outros usuários em ordem de postagem, ou seja, tendo o mais recente sempre na frente. O seu texto não aparece para você, entretanto, aparece para os outros usuários. Note que ao visitar um texto e sair da página sem apreciar ou comentar, ele sumirá dessa área, pois os algoritmos do site entenderão que você já o leu. - Alertas O que é a área de alertas? É uma área rápida para que você visualize suas notificações. Quando alguém comentar um texto seu, um tópico no fórum, um post num tópico que você vigie, emblemas novos que você obteve, mensagens da staff na área mural de avisos, dentre outros aparecerão para você nesse área. Existe outra área de alertas – mais completa chamada Meu Painel – que pode ser visualizada ao aproximar o mouse do seu nome de usuário e clicar na opção meu painel no menu dropdown. Exclui um alerta. Poderei acha-lo em outro lugar? Não é possível recuperar alertas excluídos. - Bate-papo Como funciona o bate-papo? Tudo que escrever nele será visto por todos? Como o nome diz, essa área é responsável para oferecer uma interação em tempo real entre os usuários. Tudo que for escrito será visto por todos, inclusive pessoas que não tiverem conta na Academia. Eu realmente preciso digitar o nome de usuário de alguém para menciona-lo? Na verdade, para fazer isso de forma automática basta clicar no nome de usuário ao lado de uma arroba embaixo do nome de exibição da pessoa que você quer mencionar e automaticamente irá aparecer na área onde você escreverá a mensagem. O que é a aba minhas conversas? É onde aparecerá seu diálogo e o das pessoas que te mencionarem. O que é a aba camaradas? É onde você poderá ver tudo que seus camaradas disseram. Mencionando você ou não. O que é a aba comunicados? Sem dúvidas, uma área muito importante. Todos os avisos da staff irão aparecer ali. Desde avisos de prazos de concursos/desafios até manutenções e novas funcionalidades para o site. Recomenda-se que todos esporadicamente vejam o que foi dito, visto que conforme as pessoas falam os avisos no chat geral ficam abaixo, de acordo com a linha do tempo. Posso pedir suporte, isto é, fazer uma pergunta sobre qualquer dúvida no chat? Na verdade é proibido. Leia as regras e fique informado. Sempre que tiver alguma dúvida utilize o fórum. |
Link direto
Todas as áreas do fórum possuem regras fixadas no topo. Leia-as atentamente antes de fazer um post. Área Oficial Apenas a staff pode criar tópicos nessa área, e todos os usuários do site recebem alertas cada vez que um novo é criado. - Suporte Área onde devem ser postados pedidos de suporte e dúvidas quanto a utilização das funcionalidades do site. Antes de postar algo, após ler as regras, procure se sua dúvida já não foi respondida. Vi que um acadêmico fez uma pergunta que eu sei responder. Posso ajudá-lo ou apenas a staff? Se você realmente sabe responder a dúvida, incentivamos que o faça. Caso responda – certo – a staff irá apenas confirmar e fechar o tópico em seguida. - Sugestões Área que receberá sugestões dos acadêmicos. Se você tem uma ideia para melhorar o site ou quiçá adicionar alguma funcionalidade que você ache legal e que seria útil para muitos usuários, faça um post aqui. Interação entre os acadêmicos - Design de perfis Área que poderá receber galerias de avatares, capas de perfil e assinaturas, bem como pedidos dos usuários para tal. Se você gostaria de ter um avatar, por exemplo, personalizado com itens do seu gosto basta fazer um tópico e aguardar até que um usuário ou membro da staff responda. Note, entretanto, que não há nenhuma obrigação de alguém fazer tal. Tudo que for realizado aqui será por vontade própria de usuários e/ou membros da staff. Esteja ciente que seu pedido possa não ser visto ou realizado. - Desafios Área que receberá os desafios quinzenais – organizados pela staff do site - e outros desafios de membros. Só a staff pode criar desafios? Vi que além do quinzenal já existiram outros. Não. Todo mundo pode criar desafios. O desafio quinzenal é organizado e mantido pela staff, mas isso não significa que um membro da staff não possa ter um desafio paralelo. Membros também podem criar desafios. Quero criar um desafio! O que devo fazer? Primeiramente, elaborar um tema, regras e jurados (se você não quiser jurados pode fazer o desafio sozinho). Caso tenha insegurança, utilize um tópico de desafio quinzenal para ter uma base. Seja criativo. As pessoas vão gostar de participar de um desafio com um tema bem elaborado. Seja responsável e honesto. Cumpra os prazos com rigor, mostre empenho para que nos futuros desafios que você criar os usuários confiem que você não o irá abandonar. Como faço para as pessoas ficarem sabendo do meu desafio? Fale sobre o seu desafio no chat geral, converse com as pessoas, adicione camaradas, etc. Entretanto, fique atento. Determinadas abordagens são proibidas. Leia as regras. Poucas pessoas aderiram ao meu desafio. Posso pedir apoio da staff para divulgação? Pode sim. Entre em contato com os colaboradores ou administradores e peça para que seja divulgado. Caso sua ideia seja realmente boa, a staff não medirá esforços para divulgar em todos os seus meios. Gostaria de pedir ajuda para um membro da staff. Gostaria que me ajudasse a julgar, preparar o desafio, fazer assinaturas de presente aos vencedores, etc. Posso? Pode sim. Entre contato com quem você deseja e consulte sua disponibilidade. - Leitura crítica Lugar para discutir sobre obras literárias, sejam textos postados na Academia de Contos ou livros/contos/histórias publicadas externamente. - Assuntos diversos Lugar onde você poderá participar e/ou criar joguinhos, postar fotos suas, do que você comeu, etc. Criação Área onde você poderá pedir conselhos e/ou postar suas técnicas para criações de personagens, cenários, etc. Aplicação Lugar onde você poderá encontrar membros para trabalharem em dupla com você numa obra, aprender técnicas da língua portuguesa, fazer pedido de capas e muito mais. Se você está interessado em evoluir sua escrita, essa, sem dúvidas, é a melhor área para participar. Arquivo morto Lugar onde tópicos que quebraram regras e/ou foram descontinuados serão movidos. Como posto imagens diretamente no fórum? Como deixo uma palavra sublinhada, etc? Leia esse tópico e fique informado. |
Link direto
Área onde você poderá ler textos postados de acordo com o mais recente ou fazer pesquisa inteligente utilizando filtros mais elaborados. |
Postado 04/09/16 22:45
Link direto
- Área dos usuários ordenados por pontuação É a área onde os usuários mais participativos aparecerão. Do mais bem pontuado até o menos pontuado. - Busca Lugar onde você poderá pesquisar um usuário pelo seu nome de usuário ou de exibição. - Usuários novos Área onde você verá a partir do mais recente usuário que recém criou conta na Academia. |
Link direto
- Concursos ativos (se houver) É a área em que aparecerão concursos ativos e disponíveis para participação. Ao lado você verá informações sobre prazos e status. Como participo de um concurso? Basta clicar no mesmo e depois, na área participantes, clicar em se inscrever. Após isso, basta proceder de acordo como foi dito na descrição do concurso e enviar seu texto. Não se esqueça de marcar o nome do concurso ao enviar seu texto, POIS EDIÇÕES NÃO SÃO PERMITIDAS NAS OBRAS MARCADAS DOS CONCURSOS. Como crio um concurso? Antes de tudo, você precisa ter determinada quantidade de pontos e atingir a classe Perito. Saiba aqui, como adquiri-los. Após obter, vá na página de concursos e na área meus concursos clique em criar novo concurso. O que preciso saber antes de criar um concurso? Deves saber que um concurso é algo mais sério que um desafio, pois as pessoas sempre esperarão um prêmio. É necessário saber que deve-se entregar um emblema/medalha para os três vencedores. Veja um exemplo de rank com medalha aqui e de uma medalha/emblema no perfil de um usuário aqui. Ou seja, é necessário que você crie uma premiação a ser entregue. É esperado que você conheça bem a língua portuguesa, seja imparcial e justo. Veja esse tópico elucidativo: tópico importante sobre concursos. Eu não sei criar emblemas/medalhas para os vencedores, mas ainda assim quero criar um concurso. O que faço? Você pode contatar um usuário que saiba criar para ser seu auxiliar, pode contatar o designer da academia ou pode utilizar uma medalha da internet. Entretanto, se for utilizar a terceira forma, é necessário que você pesquise em sites que disponibilizem gratuitamente tal arte e aponte no resultado do concurso onde você pegou, creditando então. Lembre-se de respeitar os direitos autorais. Plágio é crime. Criei um desafio, mas desisti. O que faço? Se você desistir, avisando ou não a staff e os participantes, perderá o direito de criar concursos por um determinado tempo. Entretanto, aqueles que não avisarem correm o risco de perderem para sempre. Posso convidar membros para julgarem comigo? Pode. Peça a quem você achar que será responsável. |
Link direto
- Conquistas Área onde todos os emblemas disponíveis aparecerão. Como consigo emblemas? Qual a vantagem em ter? Cada emblema é obtido de maneira diferente. Para descobrir como, aproxime o mouse do mesmo até que a descrição a apareça. A vantagem em ter é que você obtém pontos muito mais fácil do que postando um novo texto ou um comentário, etc. Como foi explicado nesse tópico. Alguns usuários têm uma área melhores textos e eu não. Você precisa ter ao menos seis textos postados para que apareça. Como funciona essa área? Você pode se informar nesse tópico. |
Link direto
Como edito meu perfil, descrição e etc? Aproxime o mouse do seu nome no menu e clique em editar perfil. Por que não posso personalizar meu perfil? É necessário que você atinja determinada classe. Especificamente, a classe Aprendiz, ou seja, obter ao menos 25 pontos. Viste esse tópico de guia de classes para se informar. |