Sou forte por causa de todas as mulheres que me ensinaram a ser, por causa de todas elas que me disseram que mulheres não tem de competir entre si, por todas elas que me levantaram quando eu estava com o rosto grudado no chão, por todas elas que sorriram e abraçaram e choraram e que gritaram e que me deram um chacoalhão. Doeu, mas eu sempre entendo no final.
E eu estou aqui graças a todas as mulheres que me ensinaram que eu não sou culpada pelo o que acontecer de ruim, se acaso eu disser "sim" ou "não". Estou aqui pelas mulheres que me fizeram compreender que meu corpo é apenas minha propriedade e que nem estado, nem doutrina e nem relacionamento de nenhum tipo, pode roubá-lo de mim, ou guiá-lo por mim. Agradeço a todas elas, que infelizmente foram abusadas e me fizeram compreender que a vítima, jamais pode ter culpa de nada.
Eu estou de pé, estou sem muletas, pois conquistei meu próprio entendimento, e sei melhor de mim do que ninguém e eu sou mais forte e mais atenta e empática, pois elas me ensinaram a ter compaixão e demonstraram compaixão quando eu precisei aprender algumas novas palavras.
Eu sou forte pois elas me disseram que eu não mereço ser abusada! E nem me manter calada e nem fingir ter tido aquela gozada, só para agradar quem quer que apareça.
E sou forte e corajosa, pelas mulheres que me ensinaram a ser, e a pensar e a falar... Falar muito e... E a ouvir e a dar espaço, e a me sentar quietinha e atenta quando eu precisar de um novo aprendizado.
Eu sou forte pela criança que sofreu dentro da minha própria pele eu sou forte por aquela menina que foi encasulada dentro do silêncio, só para não incomodar ninguém pelo fato de gostar MUITO de rir.
E eu, eu sou forte por aquela menina, aquela menina que sempre soube que podia ser mais, ser melhor e ser amável e racional quando puxaram os pés dela e a jogaram no chão, eu sou forte por aquela menina e por causa de todas as meninas que infelizmente, sofreram do mesmo mal.
E eu sou forte graças á minha mãe, que carregou três filhos praticamente sozinha com seus trezentos braços e me deu amor e compreensão e a melhor educação que eu poderia ter conquistado, você é a mulher que eu quero ser quando eu crescer, mil vezes obrigada.
Eu sou forte graças as mulheres que me ensinaram que somos todas diferentes e todas viemos de lugares distintos e vimos coisas que só nos vimos e precisamos apoiar umas às outras, cuspir em nossos privilégios sociais e queimar eles e deixar bem claro que nós NÃO OS QUEREMOS, e a dar espaço para a próxima entrar na roda e crescer na roda e nos fazer conhecer seu mundo, para assim, enriquecer tantas mentes.
E eu sou forte, eu sou forte por causa das mulheres do passado e do presente e das que ainda permanecem aqui, para apenas me ouvir ou para deixar que eu sinta que há verdade nas palavras que estão penduradas dentro de mim.
Pois é, eu sou forte graças a elas, a vocês. Vocês me mostraram que eu não posso ser a mulher da vida de ninguém, pois felizmente, já sou o amor da minha vida todinha.
Eu, eu sou forte por causa de vocês, que quebraram minhas correntes com os dentes e me ensinaram a afiar os meus.
Obrigada a cada uma, a luta é por nós e para nós.
Essencialmente.
De corpo presente.
E sempre vai ser.